ESG / VISÃO 2020-2030
A nova demanda no mercado global por investimentos mais sustentáveis
ESG - Uma nova demanda
A nova demanda no mercado global por investimentos mais sustentáveis — tanto em termos ambientais quanto de governança corporativa — começa a instigar gestores de recursos do país no ajuste de suas operações. Neste sentido, os bancos têm buscado calibrar suas carteiras pelos critérios definidos pela sigla ESG, que pregam a responsabilidade em questões ambientais, sociais e de governança e vêm recebendo atenção internacional por estarem associadas a negócios sólidos e de maior resiliência contra riscos associados ao clima e a sustentabilidade e como meio estratégico de atratividade financeira e de estruturação, assim como de uma cultura íntegra de governança.
O que isso significa para os negócios no Brasil?
Governança e sustentabilidade
De acordo com recentes pesquisas, investidores e bancos estão utilizando esses parâmetros como pilares para tomada de decisão em investimento ou empréstimo com futuro potencial.
Isso acontece porque os critérios ESG ajudam a prover informações sobre as companhias onde eles estão injetando capital. Dados ambientais ajudam o investidor a entender o relacionamento da empresa com o meio ambiente e a sua dependência de recursos naturais, e suas ações em relação aos resíduos gerados. Métricas sociais ajudam os investidores a entenderem onde potenciais preocupações podem surgir em relação a direitos humanos, à relações trabalhistas, às comunidades e com o público. Enfim, empresas com boa governança são muito mais confiáveis e muito menos propensas a ceder para práticas não éticas.
O que tem a ver isso com as empresas brasileiras – pequenas e médias?
Empresários precisam entender que todo o mercado, que sejam empresas fornecedoras de serviços e/ou de bens industriais, precisam enfrentar o ambiente de negócios com seriedade e comprometimento com as boas práticas, pois nenhuma empresa pode se dar ao luxo do erro nesse movimento de responsabilização. Ninguém quer pagar a conta do fornecedor descompromissado, pois tudo está sendo monitorado, cadastrado e potencialmente vasculhado, sobretudo em caso de acidente. Não tem onde fugir e tem que se encarar a realidade empresarial com responsabilidade.
O tema ESG traz uma cadeia de valores modernos incontornáveis. Diversos modelos podem ser desenhados pelo futuro, porém, quem se comprometer com o assunto e pegar a dianteira vai certamente se livrar da concorrência por um bom tempo ou extingui-la de vez.
Como se adequar à esta realidade?
O empresário precisa procurar um escritório de consultoria, como a ROGUIER, e passar por uma auditoria interna de avaliação de seu negócio. Dependendo do tamanho da empresa, essa avaliação pode durar de 15 dias até 6 meses ou mais. Estamos ao lado das empresas para orienta-las a se adequar e a evoluir. Mas entenda que não tem mais jeito “brasileiro” nesse mundo globalizado..
Um dos passos mais importantes para aderir a critérios de sustentabilidade é firmar uma parceria com consultorias ou instituir um conselho voltado ao tema.
A ROGUIER está ao lado de sua empresa para alinhá-la aos requisitos e obrigações em relação às normas e exigências legais, assim como preparamos a sua equipe para gerir plenamente a área ambiental.